A SUA INVEJA FAZ PARTE DO MEU SUCESSO!

Marcos Pontes
04/07/2007

A inveja é o sentimento predominante dos incompetentes. Se você é uma pessoa invejosa, você é um incompetente. Parece crueldade, mas, infelizmente, é a realidade. Porém, isso não é o fim do mundo. Na verdade, perceber esse fato pode ser o começo de uma nova vida, uma vida mais feliz. Para tanto, você precisa eliminar o sentimento de inveja e dedicar seu tempo para desenvolver-se, utilizando sua mente para coisas mais produtivas e, assim, alcançar também o sucesso.
Primeiro, vejamos algumas das características dos invejosos. Pessoas contaminadas com o sentimento negativo da inveja apenas conseguem sonhar imaginando-se na vida de outra pessoa que consideram de sucesso. Lógico que sempre negam esse fato. Criticam e enganam a si próprios para acalmar o ego ferido. Contudo, na verdade, querem mesmo é viver a vida de outra pessoa: aquela que mais invejam. Essa tentativa, obviamente destinada ao fracasso, faz com que sintam-se frustrados, inferiores. Vivem com o coração constantemente amargurado, infelizes e cheios de idéias negativas.
O invejoso tenta aliviar esses sentimentos ruins através de soluções inadequadas, como ter uma atitude arrogante, fugir da realidade com bebida ou drogas, falar com desdém sobre o sucesso de outras pessoas, ser agressivo, e sempre planejar como prejudicar alguém: “se eu não posso ser como ele(a), eu quero que ele(a) se ferre!” O tempo passa, e ele nota que, apesar de seus esforços, o seu “alvo” está cada vez mais feliz e sorridente, enquanto ele, o invejoso, fica mais infeliz, pobre e solitário. O que ele não percebe é que pessoas realmente de sucesso são felizes por uma razão bem diferente de bens materiais ou situação: elas são felizes porque, através do exercício de sentimentos positivos, já alcançaram um estágio espiritual superior. A felicidade emana de dentro das pessoas de sucesso. A felicidade nunca vem de fora.
Invejosos desperdiçam o seu tempo procupando-se com a vida de outras pessoas ao invés de trabalhar para aperfeiçoar-se e progredir em direção ao seu próprio sucesso.
Invejosos têm atitude negativa. Isso, sem perceber, os leva a desenvolver uma forte má índole. Uma aura negra, que afasta as pessoas de bem e atrai coisas ruins, como acidentes, morte, doenças, dificuldades, desentendimentos, etc, para eles mesmos e para as pessoas mais próximas, como família e amigos. Em desespero, ficam depois lamentando-se e perguntando a Deus as razões do seu grande “azar”.
Se você é um invejoso, você deve estar pensando agora: “Mas como posso tirar da minha cabeça esse câncer chamado inveja?”
Pense na pessoa de que tem mais inveja. Perceba que você e essa pessoa são diferentes. Você não é nem melhor, nem pior do que ela. Apenas diferente. Concentre-se em aperfeiçoar-se e usar de modo positivo as suas próprias características. Ao invés de gastar seu tempo com planos negativos, veja a pessoa que você “invejava” com admiração, aprenda e torça para que ela tenha cada vez mais felicidade. Isso o fará sentir mais forte, mais capaz de seguir o seu próprio caminho. Isso certamente melhorará a sua auto-estima.
Lembre-se: enquanto você se concentrar em fazer o mal às pessoas, você se sentirá apenas como um verme, uma criatura inferior, um ser infeliz, atraindo tudo de ruim para você mesmo. Por outro lado, pensando e dedicando-se para o bem e a felicidade de outras pessoas, você se sentirá capaz, importante, superior e com o coração em paz. Você se sentirá feliz e estará caminhando na direção de ainda mais sucesso!
Finalmente, se você já tem sucesso hoje e lamenta a existência daqueles invejosos com seus esforços ferrenhos para prejudicá-lo, pense nos seguintes aspectos.
Observe que as pessoas que te invejam querem desesperadamente ser como você, mas não sabem como ou não têm a mesma competência para chegar onde você chegou. Mostre a eles o caminho real da felicidade.
Tenha pena delas. Tenha compaixão dessas pessoas. Lembre-se que a inveja delas faz parte do seu sucesso. É apenas um dos sinais de que você é uma pessoa que realmente brilha e irradia felicidade, irradia o sucesso. Sorria muito. Olhe para a frente, tenha idéias boas, sentimentos positivos, ajude as pessoas e continue a ser feliz!








Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net